O QUE É O KUNG-FU?
São técnicas de defesa pessoal, meditação, relaxamento, condicionamento físico, e o mais importante “disciplina”, podendo ser praticado por qualquer pessoa, independente de idade ou sexo.
QUAL A ORIGEM DA PALAVRA KUNG-FU?
O kung-fu era uma antiga expressão que, no dialeto cantonês significava “trabalho intensivo” ou “jornada de trabalho” dependendo da forma que era encontrada nos textos.
A palavra “Kung-Fu” se expandiu pelo mundo através do povo de cantão, que tinha facilidade de sair ao mar, graças a sua posição geográfica, difundindo sua arte na Europa, África, Oceania e América.
QUAL A DIEFERENÇA ENTRE O KUNG-FU E AS DEMAIS MODALIDADES ESPORTIVAS?
A diferença básica é que assim como a natação o Kung-Fu exercita todos os músculos do corpo, fortalecendo os pés, mãos, dedos e exercícios respiratórios mais intensos, visando o fortalecimento orgânico.
A vantagem é que o Kung-Fu oferece é a “Disciplina”, que no mundo em que vivemos, onde um ser humano não respeita o outro é fundamental e indispensável.
Sendo um esporte de condicionamento físico e defesa pessoal, o Kung-Fu abre o apetite, mas não engorda.Para pessoas obesas é um excelente eliminador de gorduras localizadas, oferecendo rigidez aos tecidos.
EXPANSÃO:
”Chegando a outros países, os chineses trabalhavam como cozinheiros, lavradores e outras profissões, mas o tempo para á pratica de técnicas de lutas e katis estava sempre reservado.” O povo chinês era sempre perseguido e provocado para brigas, e apesar da menos estatura, sempre levavam vantagem nos confrontos, em virtude do Kung-Fu.
O fato do povo chinês, que tem uma forma física baixa, levar vantagem nos confrontos chamou muito à atenção dos outros povos, que faziam dos chineses grandes lutadores.
“Ai o problema da comunicação ficou ainda mais evidente, uma vez que os chineses tentavam explicar que para saber tais movimentos e ficar bom, era preciso uma dedicação diária e muito treino.Então diziam simplesmente que era Kung-Fu”.
DIFUSÃO:
O Kung-Fu foi extremamente difundido pelo mundo através do cinema,diversos atores praticavam esta modalidade e vários filmes demonstravam treinamento e técnicas de luta.
Mais muitas vezes o Kung-Fu é Mostrado como algo impossível, entretanto, não se deve esquecer que no cinema muita coisa é fantasia.
A realidade é diferente, o Kung-Fu pode ser treinado por todos em qualquer faixa etária e adaptada a cada um, não importando como a pessoa é.
O CONTEÚDO DO KUNG-FU:
Para se treinar Kung-Fu, não basta apenas imitar os movimentos e as posições.
É necessário sentir o que se faz, ter vivência de luta e compreender a verdadeira essência desta arte marcial.
QUAL O OBJETIVO DO KUNG-FU?
É propiciar o bem estar do corpo e equilíbrio da mente. Desenvolver o espírito de competição, além do aprimoramento da aptidão física, aprimorar os laços de amizade, boa conduta e o respeito mútuo.
Esta provada cientificamente que o ser humano em geral necessita praticar alguma atividade física, para manutenção da saúde de seu organismo.
O condicionamento físico no Kung-Fu exercita cada músculo de seu corpo, ativando a circulação do sangue, melhorando as funções do organismo e conseqüentemente aumentando a resistência física.
Aquela sensação de cansaço por todo o corpo que a pessoa sente, tende a desaparecer, sentindo-se mais disposto para o tudo, beneficiado pela forma física que seu corpo passou a adquirir.
Isso podendo se explicar melhor entre os componentes do Kung-Fu.
COMPONENTES DO KUNG-FU:
Os componentes fundamentais que formam o Kung-Fu são: Preparo Físico, Arte, Luta (compreende luta combinada, luta de ringue, luta real), Pesquisa e Filosofia. Rico em formas e conteúdo, usado como ataque e defesa, traz benefícios aos músculos, ossos, nervos e melhora a saúde...
PREPARO FÍSICO:
O Kung-Fu, através dos exercícios físicos bem dosados, respeitando as diferenças e necessidades individuais, auxilia na obtenção e conservação de excelentes condições de saúde.
A ARTE:
Esse aspecto diz respeito á beleza, á harmonia e ao equilíbrio estético das técnicas e dos movimentos.
Como todo artista se orgulha da sua arte, também o praticante de Kung-Fu se dedica ao aprimoramento da sua técnica e sensibilidade, orgulhando-se de mostrar ao público toda beleza do seu estilo.
LUTA:
a) Compreende a luta combinada, sob duas formas:
- Toy-Tcha – destinado a levar o praticante a assimilar e incorporar as técnicas de ataque, defesa e contra-ataque e a desenvolver os reflexos.
- Aplicações, mais vinculadas á utilização prática das técnicas aprendidas com os Katis, também desenvolvem os reflexos.
b) Compreende o combate livre, sob duas formas:
- Luta de ringue(obedecendo o regulamento)
- Luta real (ou briga de rua)
Durante o treinamento de luta, mais do que a beleza e a harmonia dos movimentos, o importante é utilizar corretamente a técnica assimilada, é ter reflexos prontos, rapidez, firmeza e agilidade para vencer o adversário.
PESQUISA:
Implica num minucioso trabalho de estudo, no sentido do aperfeiçoamento não só das técnicas dos exercícios utilizados para obtenção do preparo físico, visando o desenvolvimento harmonioso e integral dos praticantes, levando sempre em conta as individualidades de cada um.
É o estudo do kung-fu do ponto de vista global; é a tentativa de aprofundar, cada vez mais, os conhecimentos adquiridos, objetivando fornecer meios para o desenvolvimento dos aspectos anteriormente abordados.
FILOSOFIA:
- Constitui a base do Kung-Fu, é a procura da compreensão de si próprio e de todas as coisas. É o aprendizado incessante, que nunca se interrompe e nunca termina.
- É necessário ampliar a visão a cada dia, para não permanecer preso ás próprias limitações, cada qual, individualmente, deve procurar progredir.
- O Kung-Fu não tem segredos, nem se propõe a realizar o impossível. Apesar da sua antigüidade, é um esporte bastante atual, pois não se estagnou no decurso dos séculos.
- Dentro do Kung-Fu nada é inútil. Tudo que se aprende, tem aplicação prática. O principiante, porém precisa começar do básico e treinar até adquirir firmeza, assim como a criança parte para alfabetização para chegar um dia a universidade.
- A aprendizagem se realiza passo a passo e requer autodisciplina e força de vontade. As matérias básicas devem ser estudadas, todas elas, até que se cheque a um estágio que permita tratar de especializações.
- MENSAGEM AO KUNFUISTA:
- No Kung-Fu os degraus devem ser galgados um a um, sem pressa, mais com determinação.
MESTRE EDILSON MORAES